terça-feira, 12 de novembro de 2013

Inteligência Emocional na Atuação de um Líder

Nos dias atuais é de extrema importância que um líder saiba administrar a sua inteligência emocional e a de seu colaborador, já que ser um líder é ter a capacidade de influenciar outros em busca de um objetivo, mostrar o que outros não veem, então é necessário esta competência.
Se não houver um equilíbrio entre Quociente de Inteligência (QI) e a Inteligência Emocional (IE) não há sucesso!!!
A inteligência emocional surgiu através das inteligências múltiplas, intrapessoal e interpessoal, identificadas no QI e segundo Goleman (2001, p. 338), é composta por cinco competências:

  • Autopercepção: compreender e manipular suas emoções diante da situação enfrentada; 
  • Auto-regulamentação: refere-se ao nosso autocontrole, ou seja, a nossa capacidade de usar nossas emoções; 
  • Motivação: é a capacidade da pessoa de dirigir suas emoções em busca de um determinado objetivo; 
  • Empatia: se refere ao indivíduo trabalhar de forma positiva, cultivar sintonia; e,
  • Habilidade social: se caracteriza pela desenvoltura em relacionamentos interpessoais.

Em um ambiente organizacional uma Inteligência Emocional não desenvolvida prejudica o crescimento profissional de um indivíduo, pois o alcance do sucesso que, sempre almejamos, dependem destas competências.

De acordo com o artigo, mesmo o assunto sendo atual e agregando valores para colaboradores e empresa, metade dos entrevistados não teem conhecimentos básicos sobre líderes. Conclui-se então que o mercado de trabalho, deve desenvolver melhor este tema, todos devem estrar preparados para gerenciar a Inteligência Emocional.

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